domingo, fevereiro 11, 2007

Jeep Wrangler JK 2007



Em primeira mão um teste ao novo Jeep Wrangler Longo:


O novo Jeep Wrangler é um marco na história da Jeep.

Melhor em estrada, mais polivalente, mais económico e familiar. Em termos de "off road" consegue ser o melhor de sempre. Aliás, o novo Jeep Wrangler, é o melhor todo terreno construído até hoje.
Vamos analisar o modelo longo, o primeiro Jeep Wrangler oficial de 4 portas.



A nova gama Jeep Wrangler 2007 é composta por 2 tipos de wrangler: O curto, de 2 portas e o longo de 4 portas. Por sua vez, pode ser adquirido com motor a gasolina 3.8 V6 de 205 cavalos ou então, o mais adaptado ao nosso país e IA, motor 2.8 CRD de 177 cavalos. Quanto a preços, não contando com os valores praticados em Espanha, ficam aqui os preços do novo Jeep Wrangler 2.8 CRD em França (pois será o que mais se aproxima da nossa realidade de preços).

Assim, o 2.8 CRD de 177 cavalos terá 3 versões de equipamento e preço:

Jeep Wrangler Sport - 28 900 € (em Portugal, aproximadamente 35 000€)
Jeep Wrangler Sahara
- 33 400€ (não deve vir para cá)

Jeep Wrangler Rubicon
- 34 600€ (em Portugal 38 000/40 000€)

Estes preços para as versões curtas. Na versão longa (Unlimited) acresce cerca de 2 500 a 3 000€.




No mês de Abril ou Maio deverá chegar a Portugal, podendo eventualmente acrescentar uma versão comercial permitindo assim uma fuga ao IA e com isso um preço mais atractivo. Veremos.



O novo Jeep Wrangler Unlimited (ou seja, versão longa) tem mais 52 cm de comprimento. São 52 cm suplementares mas que fazem toda a diferença. Os lugares traseiros, no caso 3 (na realidade 2+1 pois o lugar central é apertado) são bem mais espaçosos que na versão curta e com um nível de conforto muito similar ao do Cherokee. Já para não falar em questões de acesso - aceder aos lugares traseiros na versão curta é um suplício, óptimo para contorcionistas ... A capacidade da mala é, em termos de Wrangler, assombrosa. Agora já pode viajar levando as malas da família, principalmente a enorme mala da sua esposa! Além disso, o rebatimento dos bancos traseiros pode até permitir poupança em hotel: dois adultos conseguem dormir lá dentro. Até parece um Grand Cherokee. Só aparentemente, claro.



Em termos de todo terreno, o Unlimited não fica a dever muito ao seu irmão curto. Os melhores ângulos de saída da sua classe (44º e 40º respectivamente à frente e atrás), transmissão 4x2 e 4x4 com redutoras, acrescido, na versão Rubicon, de barra estabilizadora com botão interior para a desconectar, bloqueio de diferencial atrás e à frente, com pneus BF 33/12.50/15 mistos (50/50). Claro está que não há milagres, mais 52 cm notam-se na transposição de certos obstáculos nos quais o seu comprimento faz a diferença para a versão curta. Mas, estamos já a falar no âmbito de trialeiras.

No todo terreno corrente, feito pela esmagadora maioria dos seus utilizadores, nem se nota. Ao contrário do espaço interior que, realmente, é muito diferente e para bem melhor. Aqui fica uma nota, se o feliz proprietário de um Jeep Wrangler deseja ir com a família ao deserto marroquino e costuma ir a passeios TT nacionais com a família, então a melhor opção é, de longe, o Unlimited. Com o curto, apenas pode levar a mulher e mais nada. E mesmo assim, muita coisa fica em casa...

Quanto a equipamento, o novo Jeep Wrangler "aburguesou-se". É só luxos: vidros eléctricos (pela primeira vez!), fecho centralizado de portas, ABS, Airbags frontais e laterais, overdrive (caixa automática), cruise control, várias regulações do assento do condutor, controlo de estabilidade, sistema de áudio com leitor de CD e MP3 com sete(!) colunas e subwoofer. E ainda existe equipamento opcional, como por exemplo a caixa de 6 CDs e o GPS. Meus amigos, só quem já teve um Jeep Wrangler compreende o luxo desta nova versão. O interior, por sua vez, foi todo renovado. Novos assentos com um melhor ajustamento ao passageiro, uma consola com ar moderno e de família, porta luvas maior e alguns locais de arrumação (para serem ocupados com o CB e outra parafernália típica de quem têm um Jeep).

O Wrangler, mantendo a tradição, é um Jeep descapotável. No passado, tinha duas capotas. Uma capota de lona cuja montagem obrigava a, pelo menos, duas licenciaturas e uma capota rígida para a qual se tinha de chamar os vizinhos, amigos e restantes parentes no caso de se querer retirar ou voltar a colocar.
Desta feita, o novo Jeep Wrangler continua a ter 2 capotas. Uma de lona (continuar com as licenciaturas...) e uma rígida. Esta última, bastante melhor em termos de montagem e desmontagem. Assim, a nova capota rígida, de seu nome "Sunrider Top" pode dividir-se em várias peças autónomas e independentes (passageiro, condutor, passageiro+condutor, efeito "tecto de abrir", etc. Não é que seja muito mais prática mas pior era impossível. O que era um Jeep Wrangler sem estes pequenos pormenores deliciosos?..


Por último, alguns dados interessantes: Uma velocidade máxima de 180Km/h; os 0 aos 100 em 11 segundos e consumos na ordem dos 10 litros de média.


A verdade é que estamos ansiosos por o ver na estrada. Minto, no Monte!



Fotos do site: Indian Cars

Texto: FMS com "Auto Verte 4x4"

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